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Artigo 002 - Fevereiro 2020

Impermeabilização em áreas de lajes de Estacionamentos

Um dos grandes problemas enfrentados por muitos Síndicos de Condomínios e Condôminos é quando aparece um ponto de infiltração logo acima de uma vaga de estacionamento.

Vários fatores que podem ter contribuído para o aparecimento desta infiltração, tais como: período ou prazo de instalação da manta acima do tempo de vida útil proposto pelo fabricante; falhas de execução; má qualidade do material; movimentações excessivas na edificação provocando cortes na manta entre outras possibilidades.

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O fato é que uma vez identificada a necessidade da impermeabilização, o processo deverá ser realizado rigorosamente conforme a Norma Brasileira NBR 9575.2010 - Impermeabilização - Seleção e Projeto, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Civil.

O processo deverá ser iniciado com a retirada de todo o revestimento cerâmico existente no local, juntamente com a argamassa de assentando e proteção mecânica da manta asfáltica.

Ao chegar na manta a mesma deverá ser retirada em sua totalidade deixando a laje crua livre de pontos de manta asfáltica antiga. Neste momento a laje deverá ser lavada para a retirada de poeira e limpeza dos poros da laje.

Na sequência deverá ser aplicado o Primer que é uma solução asfáltica que serve para imprimação de superfícies ou seja, fechamento dos poros, microfissuras e fissuras da laje onde existirem antes da aplicação da manta asfáltica.

O primer deverá ser aplicado em 02 demãos e com direções contrárias o que chamamos de cruz. As demãos deverão ser aplicadas com um intervalo de aproximadamente 03 horas entre uma e outra para garantir uma melhor aderência entre as demãos.

Em seguida poderá ser feita a instalação da manta asfáltica.

Mas qual deve ser a manta asfáltica adequada?

Existem duas linhas de Mantas Asfálticas no mercado que devemos ficar atentos na hora da compra. As Mantas Asfálticas de Poliéster e as Mantas Asfálticas Glass.

As Mantas Asfálticas Glass geralmente são mais em conta do que as de Poliéster e são feitas a base de fibra de vidro.

Não possuem a mesma resistência que as Mantas Asfálticas de Poliéster se são indicadas para área frias como banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, sob telhados, pisos de barriletes, barreiras de vapor, varandas, terraços e nos sistemas de dupla manta.

Para áreas de lajes térreas, lajes de cobertura, playground, laje de estacionamentos, vigas calhas, reservatórios elevados de concreto, piscinas elevadas, espelhos d'água elevados, rampas, cortinas em contato com o solo (face externa), o indicado é a utilização da Manta Asfáltica 4mm Poliéster Tipo III.

Deverá ser aplicada a quente com utilização de maçarico e com transpasse conforme indicação do fabricante.

Os rodapés deverão ser elevados com altura mínima de 15 cm. Após a aplicação da manta asfáltica, quando possível poderá ser realizado o teste de estanqueidade, represando trechos da laje com água. A lâmina d’água deverá permanecer sobre o local por 72 horas. Após este período caso não tenha aparecido nenhum vazamento, poderá ser realizada a proteção mecânica sobre a manta asfáltica.

A proteção mecânica deverá ser feita com argamassa de areia e cimento sobre as áreas onde foram colocadas as mantas asfálticas protegendo-as das movimentações, circulações e apoio de materiais para assentamento do piso de revestimento.

Deverão ser feitas neste momento as devidas inclinações para os ralos para escoamento das águas.

Logo após o piso de revestimento e rodapés poderão ser colocados e rejuntados.

Por último, devemos tratar as cabeçeiras dos rodapés evitando trincas e aberturas da manta e a alvenaria nestes trechos.

Recomendo a colocação de uma tela de poliéster sobre o rodapé e a alvenaria formando uma meia cana e logo em seguida aplicação de tinta impermeável emborrachada sobre o local em duas demãos.

A boa qualidade dos materiais utilizados e a mão-de-obra qualificada permitirão que a garantia dos serviços ultrapassem os prazos de garantia do fabricante da Manta e consequentemente garantirá o aumento da vida útil destes serviço.

Autora: Renata Araujo, Engenheira Civil da REFORPRATIC.

A REFORPRATIC Engenharia atua na área de Serviços de Impermeabilização



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