BLOG

Artigos e Informações

Artigo 006 - Julho 2020

Assentamento de Pisos e Revestimentos Cerâmicos

Argamassas:
Além de uma mão-de-obra qualificada, a argamassa de assentamento escolhida corretamente pode lhe garantir um resultado final eficaz. Para isto, precisamos saber escolher a argamassa correta para cada tipo de revestimento e área de aplicação.

A argamassa é uma mistura do cimento com a areia e água.
Os principais tipos de argamassas colantes são:

artigos

AC-I – É a mais comum e mais barata. Podendo ser utilizada em ambientes internos inclusive nas áreas molhadas como sanitários e cozinhas.

AC-II - Pode ser utilizada em ambientes internos e áreas externas. São resistentes à mudanças de temperaturas e podem ser utilizadas em pisos e áreas externas e para assentamento de revestimento de fachadas.

AC-III – É a argamassa mais aderente do que as duas anteriores. Pode ser utilizada para áreas internas e externas. Muito utilizada para o assentamento de revestimentos grandes com formatos maiores que 60x60cm. Também utilizada para assentamento de revestimento de fachadas e para revestimentos de piscinas.

AC – IIIE – Possui as mesmas características da AC- III porém o seu tempo de cura é maior. Assim que é espalhada pela superfície, ela entra em processo de secagem e endurecimento e vai perdendo seu poder de aderência; as argamassas tipo E retardam a secagem e o endurecimento a partir do momento de aplicação. São mais caras, mas, as vezes, seu uso é necessário, quando há ventos fortes, por exemplo. São argamassas com tempo em aberto (open time) maior.

• Porcelanatos – Os porcelanatos são geralmente assentados com argamassa AC-II e AC-III para grandes formatos acima de 60x60cm geralmente.

Para o assentamento de grandes formatos devemos seguir os procedimentos indicado nas Normas Técnicas Vigentes. Nestes casos a argamassa deverá ser aplicada no piso e na peças para promover uma maior área de contato e de aderência, além de ter que ser pressionada corretamente pelo profissional para a compressão e retirada dos vazios.

• Pastilhas – As pastilhas cerâmicas e de vidro tem sido cada vez mais utilizadas e com isto surgiram as argamassas de assentamento para pastilhas que nada mais são que a argamassa AC-III flexível à venda nos mercados nas cores branca e cinza. Podendo já ser utilizada como rejunte quando a cor permitir.

• Pastilhas e Revestimentos de Piscina – devem ser assentados com argamassa AC-III.

Rejuntes: Após o assentamento dos pisos e revestimentos cerâmicos para o acabamento final deverá ser executado o rejuntamento.

Os rejuntes também possuem especificações técnicas a saber e devem ser escolhidos conforme seu local de aplicação e exposição, veja abaixo:

• Rejunte Cimentício: é o mais comum e o mais barato à venda no mercado. Argamassas com cores variadas dependendo de cada fabricante. Base de cimento, agregados minerais, aditivos especiais e pigmentos inorgânicos. Utilizado para cerâmicas em geral e porcelanatos.

• Rejunte Acrílico: Pronto para o uso e de fácil de aplicação. Oferece excelente acabamento. Material impermeável é ideal para banheiros e cozinhas. Pastilhas cerâmicas e de vidro.

• Rejunte Epóxi: Argamassa que contém dois componentes, pré-dosados, que se misturam entre si. Um dos componentes é a resina epóxi e o outro é o endurecedor com cargas minerais. Tem textura com acabamento extra liso, é fácil de limpar, tem excepcional aderência e altas resistências mecânica e química. Utilizado para pastilhas cerâmicas e de vidro.

Junto destas informações, deixo abaixo a relação de algumas das Normas Técnicas Vigentes que tratam de Argamassas de Cimento para Assentamento:

NBR 13.753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante;

NBR 13.754: Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante;

NBR 13.755: Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante;

NBR 7200:1998: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento.

NBR 14081-1:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 1: Requisitos.

NBR 13749:2013: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação.


Autora: Renata Araujo, Engenheira Civil da REFORPRATIC.

A REFORPRATIC Engenharia atua em várias áreas. Conheça nossos Serviços:



Solicite Hoje um Orçamento Sem Compromisso