BLOG

Artigos e Informações

Artigo 008 - Novembro 2020

Projetos Complementares

Já no planejamento da construção, seja ela residencial, comercial ou industrial, além do projeto básico de arquitetura para aprovação na prefeitura, devemos ter em mente que existem vários projetos que serão fundamentais para a execução da construção. São os chamados projetos complementares.

Mas, quais são estes projetos, suas necessidades e benefícios?

Podemos listar os principais projetos complementares e que dever ser contratado para o início da execução da obra:

artigos

1 - Projeto de Estrutura da Residência
2 - Projeto de Instalações Hidráulicas
3 - Projeto de Instalações Elétricas
4 - Projeto de Iluminação
5 - Projeto de Ar Condicionado

1 - O Projeto de Estrutura da Residência permite que a execução seja realizada de forma adequada. Utilizando o melhor meio de fundação adequado aquela situação. Garantia de estabilidade e resistência das estruturas. Levantamento de todas a ferragens necessárias para a execução da obra, com aproveitamento de cortes e economia na compra final.

O Projeto de Estrutura permite que os demais projetos sejam executados respeitando as estruturas principais da Edificação como vigas e pilares e que as tubulações sejam desviadas destes pontos não colocando em risco a estabilidade da estrutura.

As definições de tipos de materiais a serem utilizados também serão descritos no projeto de estrutura. Tipos e dimensões dos blocos de assentamento; tipos de lajes e espessuras; traços das argamassas de assentamentos; traço e resistência do concreto à ser utilizado. Enfim, o projeto de estrutura é o primeiro projeto complementar a ser contratado após a definição do projeto de arquitetura.


2 - O Projeto de Instalações Hidráulicas estabelece dentro das normas técnicas vigentes, as bitolas adequadas para cada tipo de tubulação seja ela para água fria ou quente, bem como para as tubulações de águas servidas e pluviais.

Organiza os pontos de caixas de inspeção e caixas de gorduras. A localização da caixa d’água também é um ponto importante a ser definido. Um vez definida no projeto de arquitetura sua localização, devem ser avaliadas as distâncias e alturas desta caixa até o ponto de abastecimento, as bitolas de saída da caixa deverão ser estudadas garantindo a pressão do sistema. Se necessário deverá ser prevista a instalação de sistema de pressurização que garantirá pressão em todos os pontos de abastecimento.

Neste projeto também serão definidas os tipos de aquecimentos das águas de chuveiros e torneiras quando assim definidos. Os sistemas poderão variar entre sistema elétrico, aquecedor a gás, aquecedores solares entre outros.

As águas servidas e as águas pluviais deverão ser destinadas às vias públicas ou à sistemas de fossas sépticas e poços sumidouros.

Piscinas, Spa e ofurôs também deverão ter seu projeto hidráulico executados para garantir as passagens das tubulações nos locais adequados sem necessidades de cortes ou perfurações posteriores.


3 – O Projeto de Instalações Elétricas define os pontos de distribuição de energia para a edificação através dos quadros elétricos de distribuição de energia. A partir da entrada da fiação do centro de medição até o quadro de distribuição e dali segue a distribuição da rede de energia elétrica para toda a edificação.

Neste projeto são definidos os caminhos que as infraestruturas devem seguir para atender as necessidades de cada ambiente e função. Ou seja, a infraestrutura ou tubulação e respectivas bitolas poderão percorrer pelo piso; pelo forro com distribuição das alvenarias de vedação, enfim. Tudo de forma a manter o padrão de qualidade e segurança exigido pelas normas técnicas vigentes.

A passagem da infraestrutura de uma andar para o outro deve ser estudada com cuidado, evitando passagens por estruturas de concreto como vigas e pilares. Dentro do projeto de instalações elétricas muitas vezes são executados projetos secundários de telefonia e rede lógica (internet) e ainda o projeto de iluminação o qual falaremos a seguir.


4 – O Projeto de Iluminação é um projeto bem interessante, pois além da verificação da luminosidade necessária para cada ambiente, visa ainda a harmonia e beleza do ambiente.

O projeto de iluminação em muitas obras torna-se o elemento chave o qual dará aquele ambiente o detalhe principal e de destaque.

A indústria da iluminação vem a cada dia inovando mais com conceitos de lâmpadas frias e com menor consumo de energia, além de disponibilizar um leque enorme de designers diferentes de luminárias para o mercado especializado.

Assim, o projeto de iluminação vem ganhando maior espaço a cada dia e fazendo parte integrante do pacote de projetos complementares.


5 – O Projeto de Ar Condicionado permite a garantia do conforto térmico para cada ambiente. Deverá ser considerado para o cálculo a área quadrada do ambiente; a altura do ambiente e quantidade de pessoas que geralmente ficarão no local.

Em muitas vezes este projeto não é contratado na concepção do projeto de arquitetura e isto provoca vários desconfortos no desenrolar do projeto executivo. Isto porque muitas vezes para a passagem da tubulação de um ambiente para o outro, a tubulação necessária para a alimentação dos aparelhos se depara com estruturas de concreto como vigas. Ao primeiro momento o que se pensa em fazer são furos técnicos (ou seja furos com brocas circulares- serra- copo) nas vigas e atravessar a tubulação pelas vigas. Porém esta não deve ser considerada a solução mais adequada, uma vez que ao furar uma viga de concreto armado a ferragem que está ali quietinha será cortada e suas funções serão neste momento interrompidas.

Deve-se então procurar caminhos alternativos para a passagem destas tubulações de forma a não agredir as estruturas. No entanto se este projeto tivesse sido analisado juntamente com o projeto de estrutura, isto não seria problema.

Outro ponto importante e que destaca a necessidade de um projeto de ar condicionado são os drenos para o escoamento das águas das máquinas. Muitas vezes pela falta de possiblidade de passagem do dreno até o ralo com as devidas inclinações necessárias para o escoamento das águas, são colocados bombas para facilitar a drenagem das máquinas até os ralos. As bombas para a drenagem e a tubulação neste caso devem passar acima do forro do ambiente.


Aqui foram apenas alguns exemplos citados sobre a importância do projetos complementares e o quanto eles podem fazer a diferença na execução da construção. Segurança, conforto, beleza e custo benefício. Estas são as grandes vantagens.

Autora: Renata Araujo, Engenheira Civil da REFORPRATIC.

A REFORPRATIC Engenharia atua em várias áreas. Conheça nossos Serviços:



Solicite Hoje um Orçamento Sem Compromisso